Estratégia: facilitar a compreensão da história com ilustrações integrando o uso dos pictogramas.
A partir desta oficina cada postagem será acompanhada de conteúdos didáticos do método integral. A proposta é apresentar o material para aqueles que se interessaram e desejam utilizar este recurso.
MÉTODO INTEGRAL 1º Parte
FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA DO MÉTODO
A escrita tem fundamentação na pré-história, com o surgimento de pictogramas que descrevem objetos e imitam suas formas e uma série seqüencial de picto-ideogramas destinados a contar as histórias dos heróis.
O Método Integral respeita a idéia da representação como pictogramas, utilizando a analogia com objeto representado.
Procura-se unificar sobre o que o signo representa para uma comunidade, buscando-se assim, a identidade do signo.
Procura-se completar a mensagem linear e seqüenciada, criando-se signos mais abstratos para representar os determinantes de uma frase que não pode desenhar-se analogicamente.
O Método Integral considera os caminhos da evolução da escrita, introduzindo a criança desde o começo, no universo total da língua, iniciando pela representação pictográfica, com alguns ideogramas geralmente para representar ações, para logo realizar a transposição destes símbolos para as palavras que representam.
RECURSOS APLICATIVOS
Cartelas, Desenhos ou Pictogramas
As cartelas representam material básico para introduzir a criança no mundo representativo da linguagem. São feitas de cartolina e em tamanho padronizado de (6cm x4 cm)*1. Nelas, se encontram representadas, de forma esquemática, a idéia da coisa, ação ou qualidade que a criança ou professor querem nomear.
Cada cartela tem sua cor definida conforme a função gramatical das palavras que representam. Originalmente, o autor do Método Integral, adotou o critério encontrado abaixo:
CORES DAS CARTELAS E FUNÇÃO GRAMATICAL
Cartela Branca - Substantivo
Cartela Laranja - Verbo
Cartela Cinza - Adjetivo
Cartela Amarela - Artigo
Cartela Branca com Borda Rosa - Pronome Pessoal
Cartela Cinza com Borda Rosa - Pronome Possessivo
Cartela Vermelha (metade da cartela) - Conjunção
Cartela Verde (metade da cartela) - Preposição
Cartela Branca Tracejada com Borda Rosa - Pronome Reflexivo
Cartela Roxa (metade da cartela) - Interjeição
Quanto ao aspecto semântico dos pictogramas temos, ou seja, o significado das palavras dentro da oração:
As cartelas brancas: levam o desenho esquemático das pessoas, animais, ou coisas ( substantivos sem movimento) para que possam ser usados em qualquer oração. No caso de plural, a cartela levará o desenho correspondente mais a metade do mesmo desenho, dando assim a idéia de indefinição própria do plural;
As cartelas amarelas; não levam desenhos, são usadas para representar qualquer artigo;
As cartelas laranja: levam símbolos convencionais que representam ações (verbos). O uso da seta acompanhada por traços, que denota ação, parece ser a melhor forma de simbolizá-las. A mesma cartela é usada para qualquer forma ou inflexão verbal.
As cartelas cinza: não devem envolver representações figurativas, são usadas para representar os adjetivos. Devem representar qualidades, sem figurar o objeto qualificado;
As cartelas brancas com bordas rosa: são os pronomes pessoais, levam um círculo tracejado em volta, conotando aquilo que está ao redor da pessoa;
Metade da cartela branca: é usado para representar os signos de pontuação: ponto, vírgula, interrogação, interjeição.
Referências Bibliográficas:
Projeto Centro de Convivência Movimento
Oñatívia, A.C. Método Integral: um recurso para a aquisição da leitura e
da escrita numa criança com dificuldade específica de aprendizagem. São Paulo, 1992, dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica – SP.
____________Método Integral: aquisição da leitura e da escrita em dificuldades específicas de aprendizagem. São Paulo, Memnom Edições Científicas, 2000.
Oñatívia, O. Método Integral: Aprendizaje inicial de la lectoescritura (para niños, adultos analfabetos, minorados mentales, disléxicos, ciegos y afásicos). Buenos Aires, Editorial Guadalupe, 4º edição, 1986.
Schalock, R.L. Uma nova maneira de pensar a respeito das deficiências e sua avaliação. Conferência no congresso nacional das APAEs – Belo Horizonte / MG, 1999.
Edição: Ricardo Santos
Olá pessoal,
ResponderExcluirSomente agora pude ter contato com este método de aprendizagem e achei super interessante! Recebi hoje o resultado desta proposta, o livro já editado e fiquei muito emocionada. Ficou lindo!Parabéns para todos os envolvidos neste projeto. Agradeço tb em nome do Felipe! Certamente ele curtiu muito em poder participar.
Abs, Rosa Antunes