quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oficina nº8 "Construção"

Esta oficina foi criada com o objetivo de levar os participantes até as cenas e seus desbobramentos. Para isso, criamos um jogo de encaixes que possibilita a organização dos fatos e das cartelas (texto), também selecionamos materiais para a construção da cena posterior.

Estratégia: facilitar a compreensão da história com ilustrações integrando o uso dos pictogramas.


A partir desta oficina cada postagem será acompanhada de conteúdos didáticos do método integral. A proposta é apresentar o material para aqueles que se interessaram e desejam utilizar este recurso.

MÉTODO INTEGRAL 1º Parte

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA DO MÉTODO

A escrita tem fundamentação na pré-história, com o surgimento de pictogramas que descrevem objetos e imitam suas formas e uma série seqüencial de picto-ideogramas destinados a contar as histórias dos heróis.

O Método Integral respeita a idéia da representação como pictogramas, utilizando a analogia com objeto representado.

Procura-se unificar sobre o que o signo representa para uma comunidade, buscando-se assim, a identidade do signo.

Procura-se completar a mensagem linear e seqüenciada, criando-se signos mais abstratos para representar os determinantes de uma frase que não pode desenhar-se analogicamente.

O Método Integral considera os caminhos da evolução da escrita, introduzindo a criança desde o começo, no universo total da língua, iniciando pela representação pictográfica, com alguns ideogramas geralmente para representar ações, para logo realizar a transposição destes símbolos para as palavras que representam.


RECURSOS APLICATIVOS

Cartelas, Desenhos ou Pictogramas

As cartelas representam material básico para introduzir a criança no mundo representativo da linguagem. São feitas de cartolina e em tamanho padronizado de (6cm x4 cm)*1. Nelas, se encontram representadas, de forma esquemática, a idéia da coisa, ação ou qualidade que a criança ou professor querem nomear.

Cada cartela tem sua cor definida conforme a função gramatical das palavras que representam. Originalmente, o autor do Método Integral, adotou o critério encontrado abaixo:

CORES DAS CARTELAS E FUNÇÃO GRAMATICAL

Cartela Branca - Substantivo

Cartela Laranja - Verbo

Cartela Cinza - Adjetivo

Cartela Amarela - Artigo

Cartela Branca com Borda Rosa - Pronome Pessoal

Cartela Cinza com Borda Rosa - Pronome Possessivo

Cartela Vermelha (metade da cartela) - Conjunção

Cartela Verde (metade da cartela) - Preposição

Cartela Branca Tracejada com Borda Rosa - Pronome Reflexivo

Cartela Roxa (metade da cartela) - Interjeição

Quanto ao aspecto semântico dos pictogramas temos, ou seja, o significado das palavras dentro da oração:

As cartelas brancas: levam o desenho esquemático das pessoas, animais, ou coisas ( substantivos sem movimento) para que possam ser usados em qualquer oração. No caso de plural, a cartela levará o desenho correspondente mais a metade do mesmo desenho, dando assim a idéia de indefinição própria do plural;

As cartelas amarelas; não levam desenhos, são usadas para representar qualquer artigo;

As cartelas laranja: levam símbolos convencionais que representam ações (verbos). O uso da seta acompanhada por traços, que denota ação, parece ser a melhor forma de simbolizá-las. A mesma cartela é usada para qualquer forma ou inflexão verbal.

As cartelas cinza: não devem envolver representações figurativas, são usadas para representar os adjetivos. Devem representar qualidades, sem figurar o objeto qualificado;

As cartelas brancas com bordas rosa: são os pronomes pessoais, levam um círculo tracejado em volta, conotando aquilo que está ao redor da pessoa;

Metade da cartela branca: é usado para representar os signos de pontuação: ponto, vírgula, interrogação, interjeição.


Referências Bibliográficas:

Projeto Centro de Convivência Movimento

Oñatívia, A.C. Método Integral: um recurso para a aquisição da leitura e
da escrita numa criança com dificuldade específica de aprendizagem. São Paulo, 1992, dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica – SP.

____________Método Integral: aquisição da leitura e da escrita em dificuldades específicas de aprendizagem. São Paulo, Memnom Edições Científicas, 2000.

Oñatívia, O. Método Integral: Aprendizaje inicial de la lectoescritura (para niños, adultos analfabetos, minorados mentales, disléxicos, ciegos y afásicos). Buenos Aires, Editorial Guadalupe, 4º edição, 1986.

Schalock, R.L. Uma nova maneira de pensar a respeito das deficiências e sua avaliação. Conferência no congresso nacional das APAEs – Belo Horizonte / MG, 1999.


Edição: Ricardo Santos


Um comentário:

  1. Olá pessoal,

    Somente agora pude ter contato com este método de aprendizagem e achei super interessante! Recebi hoje o resultado desta proposta, o livro já editado e fiquei muito emocionada. Ficou lindo!Parabéns para todos os envolvidos neste projeto. Agradeço tb em nome do Felipe! Certamente ele curtiu muito em poder participar.

    Abs, Rosa Antunes

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