Ainda com o nosso livro do Curupira, os nossos amigos especiais, tiveram uma atividade diferente e divertida. Alem disso ao seu modo cada um participou e deu o melhor de si.
Atraves de mimicas e com o auxilio das cartelas do metodo integral, eles passaram uns aos outros situações relacionadas com a estoria. Com a descoberta o acerto e o sorriso no rosto.
E nesse ritmo uma outra atividade lhes fora proposta, com outras cartelas os participantes eram convidados a encenar outros personagens como um macaco se conçando entre outros.
Podemos concluir que a comunicação não precisa ser de forma oral, ha outras formas de faze-lo,
basta descobri-las.
Saul Furtado da Silva
CCM/Unimultiplicidade
MÉTODO INTEGRAL 3ºParte
Nessa postagem apresentamos algumas ações que nortearam este projeto.
O método integral é um recurso flexível e pode ser utilizado de acordo com a necessidade de cada grupo e/ou indivíduo.
Propostas deste projeto:
Promover o acesso a pessoas com deficiência intelectual à cultura de nossas lendas e contos brasileiros;
Promover a inclusão;
Apoio à formação e ampliação do uso de recursos técnicos para suprimento das necessidades de atendimento à nossa clientela;
Oferecer sistemas de apoio adequados.
Das ações que envolvem o trabalho com o pictograma
Etapas de trabalho:
Familiarização dos usuários com os pictogramas1;
Realização de atividades que desenvolvam clareza articulatória
Organização das próprias idéias, conforme as regras de nosso idioma.
Estratégias:
Apresentação dos pictogramas de forma gradual;
Oferecimento de uma representação concreta dos símbolos que estão sendo utilizados, durante a narração da estória (com fantoches, bonecos, dramatização, vídeo, áudio);
Confecção de jogos variados que possam favorecer o reconhecimento dos pictogramas;
Passado este momento, executa-se a passagem gradual e progressiva das estruturas pictográficas às estruturas de linguagem escrita a partir do reconhecimento das palavras deduzidas das frases pictográficas, com o objetivo de propiciar a iniciação da escrita a partir de um contexto significativo.
1 Pictograma= desenho que guarda semelhança com o objeto que representa. (Oñatívia,A.C., 2000, p.5)
Projeto Centro de Convivência Movimento
Referências Bibliográficas:
Oñatívia, A.C. Método Integral: um recurso para a aquisição da leitura e
da escrita numa criança com dificuldade específica de aprendizagem. São Paulo, 1992, dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica – SP.
____________Método Integral: aquisição da leitura e da escrita em dificuldades específicas de aprendizagem. São Paulo, Memnom Edições Científicas, 2000.
Oñatívia, O. Método Integral: Aprendizaje inicial de la lectoescritura (para niños, adultos analfabetos, minorados mentales, disléxicos, ciegos y afásicos). Buenos Aires, Editorial Guadalupe, 4º edição, 1986.
Schalock, R.L. Uma nova maneira de pensar a respeito das deficiências e sua avaliação. Conferência no congresso nacional das APAEs – Belo Horizonte / MG, 1999.
Edição: Ricardo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário