terça-feira, 21 de setembro de 2010

Oficina Cultural nº10 "Mímicas"

Falando com as mãos, um outro jeito de se comunicar

Ainda com o nosso livro do Curupira, os nossos amigos especiais, tiveram uma atividade diferente e divertida. Alem disso ao seu modo cada um participou e deu o melhor de si.

Atraves de mimicas e com o auxilio das cartelas do metodo integral, eles passaram uns aos outros situações relacionadas com a estoria. Com a descoberta o acerto e o sorriso no rosto.

E nesse ritmo uma outra atividade lhes fora proposta, com outras cartelas os participantes eram convidados a encenar outros personagens como um macaco se conçando entre outros.

Podemos concluir que a comunicação não precisa ser de forma oral, ha outras formas de faze-lo,
basta descobri-las.

Saul Furtado da Silva
CCM/Unimultiplicidade

MÉTODO INTEGRAL 3ºParte

Nessa postagem apresentamos algumas ações que nortearam este projeto.

O método integral é um recurso flexível e pode ser utilizado de acordo com a necessidade de cada grupo e/ou indivíduo.

Propostas deste projeto:

Promover o acesso a pessoas com deficiência intelectual à cultura de nossas lendas e contos brasileiros;

Promover a inclusão;

Apoio à formação e ampliação do uso de recursos técnicos para suprimento das necessidades de atendimento à nossa clientela;

Oferecer sistemas de apoio adequados.


Das ações que envolvem o trabalho com o pictograma

Etapas de trabalho:

Familiarização dos usuários com os pictogramas1;

Realização de atividades que desenvolvam clareza articulatória

Organização das próprias idéias, conforme as regras de nosso idioma.

Estratégias:

Apresentação dos pictogramas de forma gradual;

Oferecimento de uma representação concreta dos símbolos que estão sendo utilizados, durante a narração da estória (com fantoches, bonecos, dramatização, vídeo, áudio);

Confecção de jogos variados que possam favorecer o reconhecimento dos pictogramas;

Passado este momento, executa-se a passagem gradual e progressiva das estruturas pictográficas às estruturas de linguagem escrita a partir do reconhecimento das palavras deduzidas das frases pictográficas, com o objetivo de propiciar a iniciação da escrita a partir de um contexto significativo.

1 Pictograma= desenho que guarda semelhança com o objeto que representa. (Oñatívia,A.C., 2000, p.5)


Projeto Centro de Convivência Movimento

Referências Bibliográficas:

Oñatívia, A.C. Método Integral: um recurso para a aquisição da leitura e
da escrita numa criança com dificuldade específica de aprendizagem. São Paulo, 1992, dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica – SP.

____________Método Integral: aquisição da leitura e da escrita em dificuldades específicas de aprendizagem. São Paulo, Memnom Edições Científicas, 2000.

Oñatívia, O. Método Integral: Aprendizaje inicial de la lectoescritura (para niños, adultos analfabetos, minorados mentales, disléxicos, ciegos y afásicos). Buenos Aires, Editorial Guadalupe, 4º edição, 1986.

Schalock, R.L. Uma nova maneira de pensar a respeito das deficiências e sua avaliação. Conferência no congresso nacional das APAEs – Belo Horizonte / MG, 1999.


Edição: Ricardo Santos

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