Voando nas asas da independencia

Caros Amigos e seguidores,
Uma vez terminado o nosso livro e vendo que o mesmo esta tendo uma boa repercursão, Só nos resta aguardar as emoções e que emoções do seu lançamento no dia 23/10 na livraria da Vila, mais informações virão a seguir.
Como é de praxe dessa turma vamos auçar voõs mais altos, Se da primeira vez um tucano nos deu carona, dessa vez voaremos nas asas do Jurutai e é com ele que aprenderemos um pouco mais sobre o nosso folclore.
Aos que aqui embarcam uma boa viagem e um bom sobrevoo a todos nessa imensidão de nossos mitos.
Saul F Silva
CCM/ Unimultiplicidade
Devido ao ótimo aproveitamento da oficina anterior, a proposta de construção de cenas foi mantida nesta oficina, com o adcional de dramatizações das cenas.
Dinâmica
Um dos participantes acompanhado por um profissional ensaiaram uma dramatização apenas utilizando gestos. Os demais tinham a tarefa de descrever e entender o que estava acontecendo e posteriormente relacionar com a história do Curupira.
Confecção
As cenas dramatizadas foram construídas e as cartelas mais significativas, aquelas que mais representavam as cenas, foram destacadas para facilitar ainda mais a compreensão do texto.
MÉTODO INTEGRAL 2ºParte
FUNDAMENTAÇÃO LINGUÍSTICA
Consideramos que o Método Integral possua um diferencial em relação aos outros métodos por ocupar-se do significado da palavra, constituindo assim, a mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Oñativia integra o funcionamento cognitivo e afetivo.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PELO MÉTODO INTEGRAL
Para Oñativia (1992), a idéia principal do processo de aprendizagem consiste na busca de superação da dicotomia que tem sustentado a concepção do homem desde a antiguidade. Analisa o processo de aprendizagem através de um enfoque intersectivo, considerando a conduta humana em relação a um sistema semiótico.
De acordo com o autor, o homem não se coloca na frente de um horizonte de objetos físicos neutros, que a experiência e a linguagem preenchem de sentido, mas concretiza e assume em sua conduta, um sistema de valores de significações.
Deste modo, a aprendizagem sempre se alimenta de informação interna e externa: por um lado a que envolve os processos sensórios motores, a percepção, a motivação e o interesse do indivíduo; por outro, os aspectos lógicos racionais do pensamento em relação aos processos de codificação da linguagem escrita.
Informações retiradas do Projeto Centro de Convivência Movimento
Referências Bibliográficas:
Oñatívia, A.C. Método Integral: um recurso para a aquisição da leitura e
da escrita numa criança com dificuldade específica de aprendizagem. São Paulo, 1992, dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica – SP.
____________Método Integral: aquisição da leitura e da escrita em dificuldades específicas de aprendizagem. São Paulo, Memnom Edições Científicas, 2000.
Oñatívia, O. Método Integral: Aprendizaje inicial de la lectoescritura (para niños, adultos analfabetos, minorados mentales, disléxicos, ciegos y afásicos). Buenos Aires, Editorial Guadalupe, 4º edição, 1986.
Schalock, R.L. Uma nova maneira de pensar a respeito das deficiências e sua avaliação. Conferência no congresso nacional das APAEs – Belo Horizonte / MG, 1999.
Edição: Ricardo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário