terça-feira, 28 de setembro de 2010

Oficina Cultural nº11 ''Encerramento''

O heroi se despede e novos caminhos se abrem

Depois de conhece-lo e ama-lo, é chegada a hora de se despedir do Curupira,
Ele voltara para mata e a reinar em nosso imaginario popular. Mas poderemos lembrar dele mais uma vez atraves de um grande envento que iremos fazer, este é o lançamento do nosso livro sobre o Curupira e sua estoria escrita e adptada para o metodo integral, o local desse grande encontro sera na livraria da Vila localizada na Fradique Coutinho, no bairro de Pinheiros, para mais informações vide o convite impresso.

Apos o evento conheceremos um outro amigo famoso e especial, que alça grandes voos canta e encanta muito. é o pássaro Jurutai, ouviremos muito falar ao seu respeito.
Com ele abriremos nossas asas rumo ao conhecimento.

Ate la e bom voo
Saul Furtado da Silva
ccm/Unimultiplicidade




MÉTODO INTEGRAL 4ªParte (final)

ORIGEM:

O Método Integral foi desenvolvido, experimentado e validado em 1964, por Oscar Oñativia no Departamento de Psicologia Educacional e Assistência escolar do Conselho Geral de Educação em Salta, Argentina.
Inicialmente era usado como um método didático para a alfabetização em escolas de primeiro grau, e posteriormente, adaptado para atender também crianças e adultos em Educação Especial.
Este Método é utilizado em algumas instituições no Brasil, Espanha, Alemanha e Argentina.

ETAPAS PARA A APLICAÇÃO:

Primeira Etapa:

enfatiza-se a estrutura semântica do sistema, começa-se com o uso dos pictogramas, que funcionam como ideogramas, fornecendo sentido ao texto.

Segunda Etapa:

uma vez que a criança tenha interiorizado as estruturas do sintagma, os pictogramas são substituídos por palavras escritas. É neste momento que a criança interioriza completamente as matrizes da língua, e com isto pode-se iniciar o trabalho silábico. Depois de ter destacado algumas sílabas ( o suficiente para construir algumas palavras), o aprendiz começa a realizar as combinações silábicas, de modo a formar novas palavras, que serão integradas a novas frases.


Referências Bibliográficas:

Projeto Contos e Lendas:Centro de Convivência Movimento, São Paulo, 2000.

Oñatívia, A.C. Método Integral: um recurso para a aquisição da leitura e
da escrita numa criança com dificuldade específica de
aprendizagem. São Paulo, 1992, dissertação de Mestrado –
Pontifícia Universidade Católica – SP.
____________Método Integral: aquisição da leitura e da escrita em
dificuldades específicas de aprendizagem. São Paulo,
Memnom Edições Científicas, 2000.
Oñatívia, O. Método Integral: Aprendizaje inicial de la lectoescritura
(para niños, adultos analfabetos, minorados mentales,
disléxicos, ciegos y afásicos). Buenos Aires, Editorial
Guadalupe, 4º edição, 1986.
Schalock, R.L. Uma nova maneira de pensar a respeito das deficiências e
sua avaliação. Conferência no congresso nacional das APAEs –
Belo Horizonte / MG, 1999.

Edição: Ricardo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário