quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Oficina nº3 ''Expressão Som e Imagem"

Entrando na estoria

Atraves de varias atividades, os participantes da oficina, conheceram um pouco mais da estoria sobre a lenda do curupira. A participação entusiasmada de todos proporcionou momentos de alegria, descontração e muito aprendizado.

Varios foram os atrativos para eles, desde as cartelas misturadas com as palavras convencionais, até os efeitos sonoros imitando os sons dos animais e da floresta. E a cada descoberta um sorriso, um olhar brilhante mostrando que todos podem aprender.

E de uma forma muito intensa e profunda nossos amigos especiais vão entrando mais no clima da estoria, mostrando como é facil aprender mesmo nas condições improvaveis e mais dificeis.

Saul furtado da Silva
CCM/Unimultiplicidade




Em "Expressão Som e Imagem" entramos e exploramos o que a lenda oferece, por alguns minutos a floresta e os animais estiveram presentes, ali mesmo, naquele espaço.

Dinâmica

Os participantes tiveram acesso aos sons da floresta. Primeiro a sensibilidade de ouvir e identificar cada som, depois a tentativa de reproduzi-los com instrumentos confeccionados especialmente para a ocasião. Em seguida, sons de animais eram reproduzidos e os participantes tinham que identificar qual cartela correspondia ao som daquele animal.

Confecção do livro

Até está oficina apenas as cartelas do substantivo e artigo haviam sido trabalhadas e devido ao bom desempenho do grupo começamos a introduzir neste dia a cartela dos verbos (Cartela Laranja).

Na lousa, a construção do texto se deu a medida que as cartelas eram solicitadas aos participantes que deviam entrega-las de acordo com a frase trabalhada.

A familiarização com as cartelas ainda é o principal objetivo nesta etapa, para isso, é importante apresentar de forma gradual oferecendo uma representação concreta dos pictogramas que estão sendo utilizados.


Um comentário: