terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Oficina do Jurutai nº1

Olá pessoal,

Depois de depoimentos belíssimos sobre nosso lançamento do amigo e companheiro CURUPIRA, é tempo de apresentarmos o mais novo personagem do PONTO DE CULTURA UNIMULTIPLICIDADE: JURUTAI.
Nossos amigos do Centro de Convivência Movimento, estão trabalhando duro para recontar esta linda história de amor de nossa lenda popular.
O Método de Oscar Oñatívia continua sendo o pano de fundo de nossas oficinas, alimentando o repertório de nossa pequena comunidade.
As ilustrações, por Viviane Zimmermann, celebram as cores e a poesia de um conto não tão conhecido pela maioria dos brasileiros.
Como um dos objetivos de nosso trabalho, divulgar nossas lendas, nossa cultura popular, é também um processo de inclusão. Nossos heróis: Curupira, Jurutai, cada um a seu modo, cada um com sua diferença, compõem o enredo de que diferença não é menos.
As fotos das oficinas demonstram um pouco da alegria dos participantes. As fotos do Lançamento do Curupira (http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.flickr.com%2Fphotos%2Fcontos_e_lendas%2F&h=bb84a), demonstram o quão envolvidos os autores estão neste projeto.
Faça parte você também de nossa trajetória! Participe, escreve, divulgue!!!
Nossa cultura e nossa sociedade agradecem!!!

Paula Ayub








Simbolismo

O objetivo dessa primeira oficina, foi apresentar o novo personagem o passaro Jurutai. e desenvolver o primeiro contato com a lenda, criando assim o primeiro pictograma. A oficina foi organizada para que os participantes se envolvessem com a simbologia do passaro, para isso cada um recebeu um passaro de madeira e sua tarefa era dar vida a ele. Desenhando seus olhos, suas penas e fazendo o movimento de solta-lo ao ar. Com simbolismo de liberdade.

Foi instalada uma tela sobre a cobertura da garagem do local, ao passaro foi colocado um gancho para que os participantes pendurassem o passaro na tela. realizando o gesto de soltar o passaro. Ao final a tela ficou cheia de grandes passaros coloridos criando a ilusão que estavam voando.

Em seguida os participantes foram convidados a fazer pinturas livres sobre uma grande tela, que representassem à experiência vivida na oficina. Essas pinturas serviram de fundo para posteriormente receber a imagem do pássaro Jurutaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário