quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oficina nº2 ''Imaginação''

OFICINA CONTOS E LENDAS BRASILEIROS

Ponto de Cultura do Estado de São Paulo Unimultiplicidade
Parceria: Centro de Convivência Movimento
Apoio Cultural: Instituto Olga Kos

Por Saul F. Silva

"Uma Curiosidade contínua"

Queridos Amigos e seguidores,

Dando conitinuidade a nossa jornada, estou escrevendo sobre algumas descobertas maravilhosas em nossa oficina.

A montagem do personagem peça por peça bem como o completar a sequencia da estoria no quadro, mostra que os participantes estão cada dia caminhando no seu desenvolvimento.

os registros atraves das fotos é visivel a alegria e superação de limites e saberes de nossos amigos especiais. A cada montar de peça e a cada completar de sequencia uma pequena grande vitoria é construida na vida desses jovens.

Me orgulho e emociono diante de tão favoravel quadro, afinal somos todos caminhantes nessa curiosidade continua e eternos aprendizes desse alfabetizar da vida.

Texto: Saul F Silva
CCM/Unimultiplicidade


"Imaginação" teve como base a proposta de experimentação, primeiro transformando um boneco em personagens diferentes, em seguida a liberdade de criar o seu personagem . . . da maneira que o imagina.

Dinâmica

Os participantes foram convidados a montar os personagens: Curupira, Caçador e Lenhador. E brincaram com a possibilidade de transformar um único boneco nesses personagens. A imaginação foi mais longe a medida que outras figuras surgiram, fruto da mistura das características desses personagens.

Confecção do Livro

Na segunda etapa a tarefa era completar as lacunas das frases com as respectivas cartelas. Primeiro foi permitido que a imaginação se manifestasse, dessa forma não havia cartela correta, a história ganhava o sentido que o participante desejasse. Em seguida, a história foi reconstruída e sua coerência respeitada.

Objetivos nesta etapa: Familiarização dos pictogramas; representação concreta dos pictogramas; estrutura e organização das frases.

3 comentários:

  1. SAUl,

    Orgulho e emoção é ler seu texto, é ter você compartilhando a alegria de todos.
    Obrigada pelo belo trabalho e por conviver conosco!!

    bjs saudosos,

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Gente,
    Amigos queridos, hoje chegou o miolo do livro!!!
    Chorei de emoção, está LINNNNNNDOOOOOO!!!
    Vamos aguardar e torcer para dê tempo de ser lançado na Bienal do Livro!!!

    bjs a todos e continuem acompanhando!!!

    ResponderExcluir
  3. PONTOS DE CULTURA RECEBEM ELOGIO DE JORNAL INGLÊS

    “Pontos de Cultura: o que o Brasil tem a ensinar à Grã-Betanha sobre arte”. Esse foi o título dado à reportagem publicada pelo jornal inglês The Guardian. Numa evidente demonstração de compreensão do que são os Pontos de Cultura, um projeto do Célio Turino, implantado pelo então Ministro Gilberto Gil, o jornal afirma que “são milhares de projetos comunitários e artísticos de todos tipos e tamanhos que trabalham para reforçar o envolvimento e a participação das pessoas na vida de seus bairros e sociedade em geral”. E ressalta que os Pontos de Cultura são parte de um plano estratégico que criou uma rede nacional de compromisso com a cultura.

    O texto segue elogiando a iniciativa de implantação e o funcionamento dos Pontos de Cultura, transcreve o depoimento de Gilberto Gil dizendo que o governo brasileiro colocou a imaginação a serviço do povo e conclui que o resultado obtido é um projeto a ser seguido. Segundo o jornal, 0 Reino Unido possui importantes projetos artísticos que atuam na base da sociedade, mas nenhum com a abrangência dos Pontos de Cultura, “que oferecem às comunidades – e especialmente aos jovens – o direito de trabalhar com artistas de uma maneira que altera substancialmente o sentido do que é possível.” A reportagem termina dizendo que o projeto é a comprovação da crença do Brasil na cultura como transformadora da vida da população e alega que os Pontos de Cultura são “inspiração para todos”.

    ResponderExcluir