sexta-feira, 23 de julho de 2010

Oficina nº1 "Curiosidade"

OFICINA CONTOS E LENDAS BRASILEIROS

Ponto de Cultura do Estado de São Paulo e Unimultiplicidade
Parceria: Centro de Convivência Movimento
Apoio Cultural: Instituto Olga Kos

O Projeto contos e lendas brasileiras, nasceu há mais de 10 anos com a proposta de oferecer uma leitura acessível às pessoas com deficiência intelectual e, escrita por pessoas com deficiência intelectual.
Tudo ficou ‘engavetado’ por falta de patrocínio e de interesse de terceiros em oferecer literatura a poucos.
Em 2009, o projeto concorreu para se tornar PONTO DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO em proposta pela UNIMULTIPLICIDADE, Associação que oferece atendimento diferenciado e especializado a pessoas com deficiência intelectual.
GANHAMOS!!!!!! A alegria foi enorme, dos profissionais, dos familiares dos participantes envolvidos, dos próprios envolvidos e de todos que torceram por nós durante esta década!
Os Contos e Lendas Brasileiras iriam ser contados por um grupo de pessoas com deficiência intelectual, com o maravilhoso Método Integral, de Oscar Oñatívia (1960) e suas cartelas mágicas!!!
São mágicas, porque só quem trabalha com elas é que sabe a transformação que se dá na alfabetização quando são utilizadas. Vale a pena conhecer! Mais detalhes no livro de Ana Cecília Oñatívia - Método Integral: Aquisição da Leitura e da Escrita em Dificuldade Específicas de Aprendizagem. São Paulo: Memnon, 2000.
Bem, tornando-se PONTO DE CULTURA, precisávamos decidir por onde começar, que histórias contar...
Todos se apaixonaram pelo belo CURUPIRA, quem não conhece a história, vale a pena ver o filme do “youtube”, segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY&feature=related
O CURUPIRA, é um personagem do nosso folclore que luta pela preservação das nossas florestas e, para tanto, imita animais, grita, geme e assovia para afastar os caçadores e lenhadores. Ele desperta nossa curiosidade para...

Cores e formas, ruídos e sensações ...

E quem é o CURUPIRA senão um ser diferente como qualquer um de nós? Um garoto sapeca com os pés para trás e com cabelos de fogo... Alguém muito fácil com quem se identificar!

Bem pessoal, o trabalho começou, não que a brincadeira tenha acabado...
Mas os jovens precisam começar a escrever o livro para que todos possam conhecer este garoto tão charmoso!
E ai estão nossos escritores, reinventado a história do CURUPIRA!

até muito breve!

Edição: Ricardo Santos

Texto:Paula Ayub


Partindo do pressuposto de que a curiosidade é um comportamento importante para quem deseja conhecer uma história, a primeira oficina teve como objetivo despertar a curiosidade dos participantes. E assim foi, gestos genuínos, olhares, situações inéditas, quanto mais livre e espontâneo melhor!

Dinâmica

Os participantes depararam-se com diversas caixas grandes coloridas que ficaram empilhadas no meio do ambiente cobertas por um grande celofane transparente. Aos poucos, se aproximaram e, cada um do seu jeito, manifestou sua curiosidade explorando e abrindo as caixas. Essas, estavam recheadas de surpresas: óculos gigantes com celofanes coloridos, elementos da história do Curupira e um grande quebra-cabeça. Cada item levava consigo a cartela do método integral correspondente. A introdução ao método integral pode se dar de várias formas, optamos pela cartela do substantivo (Cartela Branca) por julgarmos de fácil compreensão e porque remete quase sempre à um conteúdo concreto.

Confecção do Livro

Utilizando uma lousa, a tarefa era unir a cartela do artigo (Cartela Amarela) com a cartela do substantivo. ex.: A FLORESTA; OS ANIMAIS (Cartela Amarela+Cartela Branca).

O principal objetivo nesta etapa é a familiarização dos usuários com os pictogramas.

3 comentários:

  1. Vamos continuar a escrever e participar desta bela iniciativa!!!
    Saul vc é 10!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Paula, parabens multiplo, por ter acreditado no seu sonho e agora ve-lo se concretizando.
    Saul, estou orgulhosa por você fazer parte desse projeto e sei que virão mais contos por aí.
    Parabens a todos e muito sucesso

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que trabalho bonito, Patrícia!

    Durante 5 anos, contei histórias para crianças, jovens e adultos em bibliotecas e escolas da capital paulista e da região metropolitana. Essa aqui foi uma aluna da EJA que contou durante uma oficina que ministrei: http://www.youtube.com/watch?v=u66oNqSP22c

    Sempre que vejo trabalhos assim, fico contente de ver contos e encantos sendo espalhados como sementes da imaginação.

    Parabéns!

    Segue o cortejo...

    Felipe Cabral
    Pontão Nós Digitais

    ResponderExcluir