Saul: Camila, qual foi o seu entendimento da estoria? E o que ela te passou?
Camila: ah, passou tranquilidade, esperança, calma e respeito, gostei muito!
Saul: o que o personagem passa para os jovens? O que os jovens podem tirar da história?
Camila: Ele passa . . . ele cuida da natureza e os jovens podem fazer o mesmo, cuidar da natureza também. Porque o homem está destruindo a natureza e os jovens precisam proteger a natureza.
Saul: Sobre o método integral, como é aprender através dele?
Camila: eu que já sei ler e escrever, eu ajudo o Rafa, o Samuca, e a Tuca aprendendo com o método, é mais fácil para eles fazerem o método, para aprenderem a ler e a escrever, para que eles sejam compreendidos cada vez mais, é super legal !
Saul: Mesmo sabendo ler, você indicaria o método para uma pessoa com dificuldades?
Camila: indicaria
Saul: você acha que uma pessoa com pouca fala ou sem fala poderia ler com facilidade?
Camila: sim
Camila Abdo, 35 anos, é participante e colaboradora do projeto Contos e Lendas Brasileiros
Dinâmica
Foi criado um jogo de tabuleiro tamanho natural. O tabuleiro foi o chão e seus caminhos eram indicados por pegadas. Os grandes dados facilitaram o manuseio. O objetivo do jogo era chegar primeiro até o Curupira.
Cada participante era convidado a jogar o dado e movimentar seu peão.
Confecção do livro
No trabalho escrito a estrutura das frases foi baseada na dinâmica. As cartelas utilizadas na dinâmica formavam um trecho do livro.
Em seguida os participantes foram convidados a desenhar o Curupira da maneira que o via.
Objetivos nesta etapa: reconhecimento dos pictogramas e clareza articulatória.
Estratégias: expressão através de atividades lúdicas e confecção do jogo.
Sem palavras!!! Vocês são demais!!!!
ResponderExcluirbjs
Fiquei muito feliz ao ser presentada com um livro!
ResponderExcluirA história é muito gostosa e os autores são muito, mas muito especiais e queridos!!!
Parabéns :)
Karen Novaes