sábado, 28 de agosto de 2010

Oficina nº7 "Observar e Criar"

Realização do sonho - Escrevendo os Capitulos finais

Apos meses de intenso trabalho, a nossa jornada esta chegando a um fim,
Meses de esforço se traduziram na confecção do nosso livro sobre o Curupira.

Esforço e realização resultante da incansavel dedicação de terapeutas e pacientes.

Agora é comemorarmos esta conquista e nos prepararmos para mais trabalhos emocianantes.

Como o resultado do nosso trabalho, estão prontas as belissimas paginas do nosso livro.

A dedicação de todos e a alegria intensa ao fazer parte da oficina é que foi o grande combustivel e a força motriz para isso.

Agora aguardaremos felizes e orgulhosos o lançamento do livro. Que mais trabalhos venham com a mesma gana e a alegria que sem duvida é a maior caracteristica desse grupo.

Saul Furtado da Silva
CCM/Unimultiplicidade



Dinâmica

Inspirado em uma das participantes que adora este jogo, criamos um Lince com o tema do Curupira. Esse Lince é composto por um tabuleiro com uma paisagem da floresta e personagens que estão espalhados, cada participante recebe um número de cartelas com as figuras idênticas dos personagens do tabuleiro. O objetivo é encontrar e colocar a figura sobre o personagem.

Confecção

Nesta oficina experimentamos a escrita de algumas cartelas. As frases eram montadas e alguns pictogramas recebiam destaque. Os participantes foram convidados a criar a cartela, observando a expressão, o movimento e o pictograma. Novas cartelas foram apresentadas, as de pontuação (meia cartela branca), adjetivo (cartela cinza) e advérbio (cartela azul claro).

Objetivos: O grupo demonstrou um envolvimento com a história e uma propriedade dos conteúdos já apresentados, nesta oficina eles passaram de observadores para criadores. O objetivo foi a organização das idéias e a introdução à escrita utilizando o Método Integral. A estratégia foi a confecção do Lince, através deste jogo eles demonstraram o que conheciam da história.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Oficina nº6 "Filme: Curupira - juro que vi"


Nesta oficina a sala da instituição foi transformada em um pequeno cinema simples e confortável. Utilizando o projetor multimídia, passamos o filme "Curupira-Juro que vi".
Mas antes a dinâmica foi uma retrospectiva das oficinas. Projetamos no telão todo o material produzido até o momento, fotos e vídeos, com objetivo de proporcionar aos participantes a possibilidade de se verem nesse processo de construção e ao mesmo tempo olhar para tudo que já se havia conquistado.


. . . e mais um pouquinho do livro . . .


Opinião sobre o filme
“Curupira, juro que vi.”

Uma animação leve e gostosa de se ver, aonde todos os personagens são mostrados de maneira fácil de entender. E um colorido que encanta todas as idades.
Este filme também nos mostra que nós também temos do que nos orgulhar, primeiramente de nós mesmos e da nossa cultura, não que as outras não tenham coisas boas, mas valorizar o que é nosso sem se prender a estrangeirismos.

Enfim, esse filme vai muito alem da lenda, e dos seus aspectos ecológicos, o que nós estamos presenciando é o resgate de nossa identidade e nacionalidade. Esta poucas vezes lembrada, e quando ocorre é somente em épocas e situações em que o Brasil está no centro das atenções como na copa do mundo.

A animação é de um nível muito bom, não deixando nada a desejar a Hanna Barbera e Disney,mostrando o que o povo brasileiro é inventivo e capaz e que nossos heróis também merecem destaque.

Quando alguém o pergunta você viu o curupira? Diga que sim pois ele vive no imaginário e na crença popular de um país que apesar da dificuldade tenta ser o melhor lugar do mundo para se viver.

Saul Furtado

Edição: Ricardo Santos

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Oficina nº5 ''Quem viu o Curupira?''

Confira abaixo a entrevista de Camila Abdo por Saul Furtado.

Saul: Camila, qual foi o seu entendimento da estoria? E o que ela te passou?

Camila: ah, passou tranquilidade, esperança, calma e respeito, gostei muito!

Saul: o que o personagem passa para os jovens? O que os jovens podem tirar da história?

Camila: Ele passa . . . ele cuida da natureza e os jovens podem fazer o mesmo, cuidar da natureza também. Porque o homem está destruindo a natureza e os jovens precisam proteger a natureza.

Saul: Sobre o método integral, como é aprender através dele?

Camila: eu que já sei ler e escrever, eu ajudo o Rafa, o Samuca, e a Tuca aprendendo com o método, é mais fácil para eles fazerem o método, para aprenderem a ler e a escrever, para que eles sejam compreendidos cada vez mais, é super legal !

Saul: Mesmo sabendo ler, você indicaria o método para uma pessoa com dificuldades?


Camila: indicaria

Saul: você acha que uma pessoa com pouca fala ou sem fala poderia ler com facilidade?

Camila: sim

Camila Abdo, 35 anos, é participante e colaboradora do projeto Contos e Lendas Brasileiros





Dinâmica

Foi criado um jogo de tabuleiro tamanho natural. O tabuleiro foi o chão e seus caminhos eram indicados por pegadas. Os grandes dados facilitaram o manuseio. O objetivo do jogo era chegar primeiro até o Curupira.
Cada participante era convidado a jogar o dado e movimentar seu peão.

Confecção do livro

No trabalho escrito a estrutura das frases foi baseada na dinâmica. As cartelas utilizadas na dinâmica formavam um trecho do livro.
Em seguida os participantes foram convidados a desenhar o Curupira da maneira que o via.

Objetivos nesta etapa: reconhecimento dos pictogramas e clareza articulatória.
Estratégias: expressão através de atividades lúdicas e confecção do jogo.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Oficina nº4 " Ouvindo, Entendendo, Expressando

Em Mais uma etapa dessa viagem, nossos amigos especiais, estão cada vez mais avidos a compreender o que esta se passando. Dessa vez um periodo da estoria foi trabalhado, e todos se sairam bem.

Foram usadas variadas formas de espressar-se, desde as cartelas do metodo passando pela lingua escrita convencional, até a dramatização imitando os sons do personagem.

Em fim a conclusão que se chega é que mais uma etapa desse nosso trabalho foi concluida com exito, e que a expressão e o entendimento de cada um por menor que seja é um passo dado e uma vitoria conquistada.

Saul Furtado da Silva
CCM/Unimultiplicidade



Confecção do Livro

O grupo demosntrou a necessidade de rever a oficina passada. Com a introdução das cartelas dos verbos naturalmente o texto ficou mais complexo.
Nesta oficina foi utilizada a mesma técnica, o texto foi construido em lousa com lacunas para serem preenchidas com as cartelas, era solicitado aos participantes que pegassem a cartela correta.
Escrever o texto em português com lacunas contribui para a orientação do profissional. A estratégia objetiva destacar o significado das cartelas e proporciona o aprendizado do grupo, pois o profissional não só acompanha, ele participa da aprendizagem, tudo que é aprendido trata-se de uma conquista do grupo.

Outras estratégias podem ser utilizadas, nesta oficina trabalhamos a noção de estrutura da frase e a organização das idéias.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Oficina nº3 ''Expressão Som e Imagem"

Entrando na estoria

Atraves de varias atividades, os participantes da oficina, conheceram um pouco mais da estoria sobre a lenda do curupira. A participação entusiasmada de todos proporcionou momentos de alegria, descontração e muito aprendizado.

Varios foram os atrativos para eles, desde as cartelas misturadas com as palavras convencionais, até os efeitos sonoros imitando os sons dos animais e da floresta. E a cada descoberta um sorriso, um olhar brilhante mostrando que todos podem aprender.

E de uma forma muito intensa e profunda nossos amigos especiais vão entrando mais no clima da estoria, mostrando como é facil aprender mesmo nas condições improvaveis e mais dificeis.

Saul furtado da Silva
CCM/Unimultiplicidade




Em "Expressão Som e Imagem" entramos e exploramos o que a lenda oferece, por alguns minutos a floresta e os animais estiveram presentes, ali mesmo, naquele espaço.

Dinâmica

Os participantes tiveram acesso aos sons da floresta. Primeiro a sensibilidade de ouvir e identificar cada som, depois a tentativa de reproduzi-los com instrumentos confeccionados especialmente para a ocasião. Em seguida, sons de animais eram reproduzidos e os participantes tinham que identificar qual cartela correspondia ao som daquele animal.

Confecção do livro

Até está oficina apenas as cartelas do substantivo e artigo haviam sido trabalhadas e devido ao bom desempenho do grupo começamos a introduzir neste dia a cartela dos verbos (Cartela Laranja).

Na lousa, a construção do texto se deu a medida que as cartelas eram solicitadas aos participantes que deviam entrega-las de acordo com a frase trabalhada.

A familiarização com as cartelas ainda é o principal objetivo nesta etapa, para isso, é importante apresentar de forma gradual oferecendo uma representação concreta dos pictogramas que estão sendo utilizados.