quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oficina nº2 ''Imaginação''

OFICINA CONTOS E LENDAS BRASILEIROS

Ponto de Cultura do Estado de São Paulo Unimultiplicidade
Parceria: Centro de Convivência Movimento
Apoio Cultural: Instituto Olga Kos

Por Saul F. Silva

"Uma Curiosidade contínua"

Queridos Amigos e seguidores,

Dando conitinuidade a nossa jornada, estou escrevendo sobre algumas descobertas maravilhosas em nossa oficina.

A montagem do personagem peça por peça bem como o completar a sequencia da estoria no quadro, mostra que os participantes estão cada dia caminhando no seu desenvolvimento.

os registros atraves das fotos é visivel a alegria e superação de limites e saberes de nossos amigos especiais. A cada montar de peça e a cada completar de sequencia uma pequena grande vitoria é construida na vida desses jovens.

Me orgulho e emociono diante de tão favoravel quadro, afinal somos todos caminhantes nessa curiosidade continua e eternos aprendizes desse alfabetizar da vida.

Texto: Saul F Silva
CCM/Unimultiplicidade


"Imaginação" teve como base a proposta de experimentação, primeiro transformando um boneco em personagens diferentes, em seguida a liberdade de criar o seu personagem . . . da maneira que o imagina.

Dinâmica

Os participantes foram convidados a montar os personagens: Curupira, Caçador e Lenhador. E brincaram com a possibilidade de transformar um único boneco nesses personagens. A imaginação foi mais longe a medida que outras figuras surgiram, fruto da mistura das características desses personagens.

Confecção do Livro

Na segunda etapa a tarefa era completar as lacunas das frases com as respectivas cartelas. Primeiro foi permitido que a imaginação se manifestasse, dessa forma não havia cartela correta, a história ganhava o sentido que o participante desejasse. Em seguida, a história foi reconstruída e sua coerência respeitada.

Objetivos nesta etapa: Familiarização dos pictogramas; representação concreta dos pictogramas; estrutura e organização das frases.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Oficina nº1 "Curiosidade"

OFICINA CONTOS E LENDAS BRASILEIROS

Ponto de Cultura do Estado de São Paulo e Unimultiplicidade
Parceria: Centro de Convivência Movimento
Apoio Cultural: Instituto Olga Kos

O Projeto contos e lendas brasileiras, nasceu há mais de 10 anos com a proposta de oferecer uma leitura acessível às pessoas com deficiência intelectual e, escrita por pessoas com deficiência intelectual.
Tudo ficou ‘engavetado’ por falta de patrocínio e de interesse de terceiros em oferecer literatura a poucos.
Em 2009, o projeto concorreu para se tornar PONTO DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO em proposta pela UNIMULTIPLICIDADE, Associação que oferece atendimento diferenciado e especializado a pessoas com deficiência intelectual.
GANHAMOS!!!!!! A alegria foi enorme, dos profissionais, dos familiares dos participantes envolvidos, dos próprios envolvidos e de todos que torceram por nós durante esta década!
Os Contos e Lendas Brasileiras iriam ser contados por um grupo de pessoas com deficiência intelectual, com o maravilhoso Método Integral, de Oscar Oñatívia (1960) e suas cartelas mágicas!!!
São mágicas, porque só quem trabalha com elas é que sabe a transformação que se dá na alfabetização quando são utilizadas. Vale a pena conhecer! Mais detalhes no livro de Ana Cecília Oñatívia - Método Integral: Aquisição da Leitura e da Escrita em Dificuldade Específicas de Aprendizagem. São Paulo: Memnon, 2000.
Bem, tornando-se PONTO DE CULTURA, precisávamos decidir por onde começar, que histórias contar...
Todos se apaixonaram pelo belo CURUPIRA, quem não conhece a história, vale a pena ver o filme do “youtube”, segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY&feature=related
O CURUPIRA, é um personagem do nosso folclore que luta pela preservação das nossas florestas e, para tanto, imita animais, grita, geme e assovia para afastar os caçadores e lenhadores. Ele desperta nossa curiosidade para...

Cores e formas, ruídos e sensações ...

E quem é o CURUPIRA senão um ser diferente como qualquer um de nós? Um garoto sapeca com os pés para trás e com cabelos de fogo... Alguém muito fácil com quem se identificar!

Bem pessoal, o trabalho começou, não que a brincadeira tenha acabado...
Mas os jovens precisam começar a escrever o livro para que todos possam conhecer este garoto tão charmoso!
E ai estão nossos escritores, reinventado a história do CURUPIRA!

até muito breve!

Edição: Ricardo Santos

Texto:Paula Ayub


Partindo do pressuposto de que a curiosidade é um comportamento importante para quem deseja conhecer uma história, a primeira oficina teve como objetivo despertar a curiosidade dos participantes. E assim foi, gestos genuínos, olhares, situações inéditas, quanto mais livre e espontâneo melhor!

Dinâmica

Os participantes depararam-se com diversas caixas grandes coloridas que ficaram empilhadas no meio do ambiente cobertas por um grande celofane transparente. Aos poucos, se aproximaram e, cada um do seu jeito, manifestou sua curiosidade explorando e abrindo as caixas. Essas, estavam recheadas de surpresas: óculos gigantes com celofanes coloridos, elementos da história do Curupira e um grande quebra-cabeça. Cada item levava consigo a cartela do método integral correspondente. A introdução ao método integral pode se dar de várias formas, optamos pela cartela do substantivo (Cartela Branca) por julgarmos de fácil compreensão e porque remete quase sempre à um conteúdo concreto.

Confecção do Livro

Utilizando uma lousa, a tarefa era unir a cartela do artigo (Cartela Amarela) com a cartela do substantivo. ex.: A FLORESTA; OS ANIMAIS (Cartela Amarela+Cartela Branca).

O principal objetivo nesta etapa é a familiarização dos usuários com os pictogramas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ALEGRIA

Quanta emoção!! O Blog pronto, Saul escrevendo.... Nosso livro sendo publicado!!!
Parabéns a todos que embarcaram neste sonho, que ousaram sonhar seus próprios sonhos e lutaram pela realização deles!
Quero muito mais, quero TODOS OS SONHOS REALIZADOS!!!

BEIJOS NOS CORAÇÕES DE TODOS

Paula Ayub

Abrindo Mais nossos contatos

Caros Amigos,

A cada dia vamos andando um pouco mais com o nosso contato.
Porem, sei que ha muito por fazer e trabalhar para que o nosso blog fique ainda mais completo.

Pois agora os passos iniciais foram dados